Psicóloga Samara Rebelo

“Preciso ter certeza de muitas coisas que talvez nunca terei”

Essa foi a minha resposta para minha psicóloga quando ela me questionou sobre o que eu precisava para tomar uma decisão específica… eis que ela responde: “Que amor”, possivelmente percebendo e entendendo a boniteza que é (e é bonito demais e libertador!) aceitarmos ou entrarmos em um acordo com as incertezas da vida, porque elas existem e sempre vão existir, aliás, são partes constitutivas de nós, humanos que somos, a famigerada falta.

Albert Ciccone utiliza o verbo “implicar-se” como prioritário, de forma que, paradoxalmente, a psicanálise tornou-se um lugar diferente do que já foi e ao qual, às vezes, ainda a atribuem. Ao contrário do que pensa aquela senhora, a psicanálise sabe que Freud não explica. A sua técnica cheia de arte apenas propõe um embate para os mais corajosos, ou seja, aqueles que conseguem a façanha de encontrar o outro, olhar para dentro de si e conviver com o deserto em que se pode pensar sobre tudo sem muito explicar.

Eu te desejo coragem para olhar para dentro de si, coragem para esse encontro-embate com o outro e consigo mesmo! Coragem para conviver com a incompletude, com a falta, coragem para arriscar diante das incertezas… Coragem!

Com afeto, 

Psico Samara Rebelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *