Para muitas pessoas um relacionamento saudável é aquele sem brigas ou desentendimentos. Mas, do ponto de vista da psicanálise, não é bem assim…
💕Relacionamento saudável é aquele onde existe espaço para o desejo, o respeito e a escuta verdadeira. Não é sobre perfeição, e sim sobre reconhecer que o outro é diferente de você, com seus próprios limites e desejos. É sobre a capacidade de lidar estas diferenças (disponibilidade emocional), os conflitos e as próprias emoções, sem tentar apagar quem o outro é.
💬Sigmund Freud, o pai da psicanálise, foi um dos primeiros a mostrar que todos nós temos sentimentos, desejos e conflitos inconscientes, ou seja, partes de nós que nem sempre conseguimos entender ou controlar. Esses conflitos internos, muitas vezes ligados à infância e às nossas primeiras relações (como com os pais ou cuidadores), acabam aparecendo nas relações amorosas. Por isso, é comum que a gente projete no parceiro ou parceira expectativas ou dores antigas sem perceber.
💬Winnicott falava da importância de sermos “suficientemente bons” e não perfeitos nas relações, o que vale também para os casais.
👂Escutar, na psicanálise, é mais do que ouvir. É acolher até o que não é dito, silêncios, gestos, repetições. Casais que se escutam de verdade criam um espaço de compreensão, mudanças e crescimento mútuo.
🔥E o desejo? Ele precisa existir. Mas não só o desejo pelo outro, também o desejo por viver, criar, realizar. Relacionamentos que sufocam o desejo individual acabam se tornando aprisionantes. Meus pacientes já sabem da importância da individualidade nas relações.
✨Amar não é se fundir. É compartilhar a caminhada com alguém que não vai te completar, mas vai te acompanhar. Com respeito, desejo e espaço para cada um ser quem se é.
Com afeto e cuidado,
Psico Samara