Psicóloga Samara Rebelo

Uma reflexão sobre autoconstrução e uma boa pitada de psicanálise…

💬Podemos dizer que a premissa da psicanálise é a associação livre, que significa solicitar ao paciente que fale livremente sobre tudo que vier à mente e que ignore qualquer chance de excluir alguns pensamentos ou lembranças em sua comunicação.

🤐🗣Pois bem, na prática clínica é comum nos depararmos com pessoas que não aprenderam a se comunicar, e que principalmente, não aprenderam a se ouvir, à olhar para si, sendo estes fatores essenciais para uma relação saudável consigo mesmo e consequentemente, para uma relação saudável com o mundo.

📖 Em 1926 Freud já falava exatamente sobre isso, de uma forma que só Freud, tão à frente de seu tempo nos presenteou com tantas descobertas.

Segue o trecho:

“Toda pessoa sabe que há coisas que ela contaria aos outros apenas a contragosto, ou cuja comunicação ele julga impraticável. São suas “intimidades”. Ele também intui aquilo que significa um grande progresso no autoconhecimento psicológico, que há outras coisas que não se quer confessar a si mesmo, que se quer esconder de si mesmo e que por isso se interrompe e se afugenta de seus próprios pensamentos quando elas surgem […] Quando, então, ele (paciente) aceita a exigência da análise (psicoterapia também – grifo meu) de dizer tudo, ele facilmente se torna acessível à expectativa de que um trânsito e uma troca de ideias sob circunstâncias tão incomuns também possa levar a efeitos curiosos.”

⛏👷Em psicoterapia tenho o prazer e um enorme amor em ajudar pessoas a construir ou lapidar essa comunicação tão necessária, e de principalmente, presenciar a transformação que isso faz na vida de cada pessoa que se dispõe à realmente entrar em contato consigo e cuidar de si! Não é uma tarefa fácil, mas vale MUITO! 

Nos tornamos engenheiros de nós mesmos, e isso é potente demais 😍

🗣️👂💕

Com afeto, 

Psico Samara Rebelo 

Respostas de 2

  1. Dra. Samara me acolheu, me orientou, me ajudou a encontrar minha coragem, e segue firme pra que me sinta segura pra caminhar em frente.

    1. Obrigada pelo carinho e principalmente, pela confiança, Maria! É uma honra te acompanhar e acompanhar o teu encontro contigo mesmo🩷

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *